Checagem de títulos com agendamento automático

Tempo de leitura: 3 minutos

Checagem de títulos com agendamento automático

As pessoas que atuam no mercado de Factoring e FIDC sabem, o quanto é importante à checagem dos títulos nas operações de compras de recebíveis.

Mesmo com o crescimento das operações via NF-e, que só é autorizada se o cedente estiver regular junto a SEFAZ e, por conseguinte traz segurança à operação, o que ocorre ainda em boa parte das operações, é o mercado apresentar duplicatas que apesar de procedentes, não possuem dados que possam dar legalidade, legitimidade e validade ao processo.

Muitas ferramentas são utilizadas para realização das confirmações, dentre elas; a AR – Aviso de Recebimento, o fax, e-mail, e-mail Comprova e ultimamente algumas Factorings e Fidcs, tem adotado também o sistema de gravação de conversas telefônicas.

Para complementar o uso destas ferramentas, é necessária a inserção destas informações coletadas em um sistema que de forma simples organize estes dados apresentando posteriormente relatórios eficientes para controles de risco da carteira checada.

Para os usuários que utilizam nossos módulos Facwin e/ ou WebGestão, a checagem pode se iniciar na simulada com a pré-confirmação. Para quem utiliza o Facwin, esta rotina fica dentro do menu Simulações > Confimação da Operação. E para quem utiliza o WebGestao, no menu Operações > Operações do dia > Proposta do Borderô.

Antes disso, é importante parametrizarmos todos os resultados da confirmação da Factoring e Fidcs, definindo o Status da confirmação de acordo com sua ocorrência, trazendo assim mais precisão nas informações trazidas nos relatórios.

Cadastro controle de códigos de checagem
Cadastro controle de códigos de checagem

Após a operação ser oficializada, a confirmação pode ser realizada no menu Crédito > Confirmação de Títulos para quem utiliza o Facwin e Crédito > Confirmação /Checagem de Títulos para os usuários do WebGestão.

Tela checagem Facwin
Tela checagem Facwin
Tela checagem Gestão WEB
Tela checagem Gestão WEB

E visando melhorar ainda mais a confirmação de títulos no sistema, e auxiliar nossos clientes nesse processo, nós da Stand By, desenvolvemos o agendamento da checagem automático.

Caso a Factoring/ Fidc queira trabalhar com a checagem com agendamento automático, é preciso que se defina no cadastro do cedente, a quantidade de dias a confirmar títulos após a operação e p valor mínimo dos títulos a confirmar.

Depois, a Factoring /Fidc, deve entrar em contato com a Stand By para a instalação de uma rotina para processamentos no banco de dados.

A partir daí, os agendamentos poderão ser acompanhados no menu Crédito > Confirmação de Títulos Agendados para quem utiliza o Facwin e Crédito > Confirmação /Checagem de Títulos para os usuários do WebGestão.

O sistema ainda traz diversos relatórios que auxiliam o setor da checagem, quanto às prioridades de confirmação, resumo das confirmações, detalhamento das confirmações, etc.

Relatórios checagem
Relatórios checagem

Para os usuários do WebGestão, é possível mediante a configuração dos relatórios antes da visualização, a marcação da opção “Mostrar status de confirmação/checagem”. Com ela habilitada, ao visualizar o relatório, o sistema informa com cores sobre os títulos, a situação de checagem dos mesmos, aonde verde é confirmado, vermelho é não confirmado e irregular e amarelo é pendente.

Relatório com status Checagem
Relatório com status Checagem

Leia também sobre o agendamento automático e acompanhamento da cobrança!

Para quem já é cliente, entre em contato com o nosso suporte (31)3235-3100 ou [email protected], para que possamos instrui-los quanto ao uso e parametrização desta rotina.

Se quiser conhecer mais sobre nossos sistemas para gestão de Factoring e FIDCs acesse nosso site!

Deixe um comentário