Dicas sobre o sistema para Factoring ou FIDC – parte 1

Tempo de leitura: 3 minutos

Dicas sobre o sistema para Factoring ou FIDC – parte 1

Pensando em facilitar a vida de nossos usuários, criamos algumas funcionalidades ao sistema que trarão agilidade e organização no processo operacional de sua Factoring ou FIDC.

A partir deste post – o primeiro de uma série de 3 – a ideia é elencar algumas destas funcionalidades, mostrando o quanto elas podem facilitar o dia a dia do usuário que utiliza os nossos sistemas.

dicas-sistema-factoring-fidc-1

A primeira dica, é a função favoritos. Essa função permite que o usuário selecione e salve os principais acessos que sua permissão concede, na tela inicial do sistema. Vale dizer também, que a gravação desses acessos na rotina é feita por usuário e não por terminal. A ideai é facilitar e deixar sempre a mão as rotinas mais utilizadas no dia a dia.

dicas-sistema-factoring-fidc-2

A segunda dica é quanto a parametrização de grupo de usuários. A ideia consiste na criação de usuários padrão para cada setor. A factoring ou fidc define por setor as permissões e cria usuários com o nome do setor como por exemplo, usuário diretoria, usuário operacional, usuário cobrança, etc.

Ao cadastrar um novo colaborador no sistema, basta vinculá-lo ao usuário padrão relacionado ao setor para o qual foi contratado.

Com isso o retrabalho é evitado já que para incluir/excluir permissão, basta mexer no usuário padrão. A mesma facilidade ocorre para o usuário que mudar de setor/função. Basta desmarcá-lo do usuário a que ele está vinculado e amarrar ao outro. Para o usuário que se desligar da empresa é só desvinculá-lo do usuário padrão e tornar seu cadastro inativo.

dicas-sistema-factoring-fidc-3

A terceira dica é para as factorings ou fidcs que utilizam o SCBWIN (módulo de cobrança escritural) e está relacionado a parametrização e organização dos diretórios de remessa e de retorno.

No dia a dia o processamento do retorno e geração da remessa nem sempre são realizados pela mesma pessoa ou em uma mesma estação . Quando parametrizamos os bancos junto as empresas, sempre orientamos a criação na rede de diretórios de remessa (Servidor: C:\ Nome do Banco\ Remessa) e retorno (Servidor: C:\ Nome do Banco\ Retorno). Com isso todas as estações vão salvar e ler os arquivos do mesmo local.

dicas-sistema-factoring-fidc-4

A quarta e última dica é para um assunto já falado em nosso blog e que muitos não dão a devida atenção. É quanto a importância do backup em sua factoring ou fidc.

O backup evita uma eventual perda dos dados que podem ser causados por diversas maneiras (queda de energia, acidentes naturais, corrompimento de dados, etc).

A dica antes de fazer um backup é listar por ordem de importância, tudo aquilo que não pode ser substituído como softwares, banco de dados, dados bancários e outras informações financeiras. É recomendável armazenar os backups em pelos menos dois locais distintos.

Para os clientes com base de dados SQL, já há algum tempo criamos um modo de fazer o backup, que o usuário logado em uma única base, realiza o backups dos sistemas de factoring, cobrança, contabilidade e fidcs.

Para que isso ocorra se faz necessário uma parametrização do sistema por parte da nossa área de TI. Para os clientes que trabalham com base de dados Interbase, o backup é feito em cada base separada.

Entre em contato com nosso suporte: (31)3235-3100 ou [email protected], para que possamos instrui-los quanto a parametrização, habilitação de permissões e funcionamento destas dicas.

Fale com a gente nos comentários abaixo e até a próxima!

Deixe um comentário