Operação de cobrança simples ou Trustee

Tempo de leitura: 3 minutos

Operações de cobrança simples ou Trustee

A cobrança simples – ou trustee – é uma modalidade de operação onde a empresa cedente transfere para a Factoring a gerência de sua carteira de cobrança e pagamentos.

Por se tratar apenas da terceirização da cobrança não há incidência de deságio na operação. A remuneração da Factoring se dá usualmente por um percentual de serviços sobre o montante cobrado e/ou tarifa unitária por boletos emitidos.

Além de ser responsável por fazer e gerenciar o contas a receber da empresa cedente em operações de trustee, a Factoring pode também ser responsável pelas contas a pagar fazendo desta forma a administração e gerência ampla do caixa do cedente.

O sistema de Factoring da Stand By permite também todo o controle e gerenciamento de compromissos de terceiros, ou seja, o contas a pagar do seu cedente.

No “final da cobrança” quando a Factoring o crédito dos títulos liquidados pelos sacados, o sistema emite um documento chamado Nota de Crédito para o cedente com a descriminação dos valores recebidos (liquidados pelos sacados) e com o cálculo do líquido a ser repassado ao cliente.

O crédito recebido proveniente da cobrança feita para o seu cedente ainda pode ser utilizado para a quitação do contas a pagar e/ou também para a recompra de títulos e pendências que o próprio cedente possuir com a Factoring fruto de suas operações convencionais de cheques, duplicatas, comissária, intercompany ou fomento.

Outro ponto interessante desta operação, é que ela pode servir como uma espécie de caução em operações com risco mais alto. A factoring pode desta forma conceder um limite para desconto mediante um percentual pré-fixado de operações em cobrança simples.

O sistema também oferece uma série de relatórios de controle que separam por exemplo, os riscos entre carteira própria e de terceiros, além de fornecer relatórios e controles gerenciais de títulos a reembolsar, já reembolsados.

Toda a contabilização desse processo é feito mediante parametrização das contas contábeis como é feito por padrão no software para gestão de Factoring da Stand By!

Por fim o sistema permite que as operações entrem no sistema como cobrança simples e que posteriormente – se for o caso – sejam transferidas para a carteira de desconto.

Isso é especialmente importante quando você negocia a administração de todo o contas a receber do seu cliente. Em dado momento  – quando ele precisar do capital antecipado – basta utilizar no Facwin as rotinas de transferência de simples para carteira de desconto com os devidos cálculos e contabilizações necessárias.

Cobranca Simples

Quer saber mais sobre as funcionalidades da cobrança simples? Entre em contato com a gente e agende uma demonstração.

E para quem já é cliente entre em contato com nosso suporte: (31)3235-3100 ou [email protected], para que possamos instrui-los quanto a parametrização, habilitação de permissões e funcionamento desta rotina em seus sistema para Factoring.

Abraço,

Gustavo Ribeiro

Deixe um comentário