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Relatório Gerencial – Relatório Análise do Resultado Operacional
Os relatórios disponíveis nos sistemas para gestão de Factoring ou FIDCs, são hoje um grande diferencial em nosso software. Sua variedade abrange a totalidade das informações que nossos clientes procuram.
Dividimos os relatórios em grupos estruturados em função dos diversos atores das operações:
- Carteiras.
- Cedentes.
- Sacados.
- Operadores.
Além de diversos setores específicos dentro da Factoring ou Fidc:
- Operacionais.
- Gerenciais.
- Contábeis.
- Crédito.
- Pendências.
Hoje, falaremos de um relatório que mostra ao usuário uma visão gerencial mais abrangente e que após alguns levantamentos, é um dos mais utilizados pelos nossos clientes. Trata-se do relatório Gerencial Análise do Resultado Operacional.
A ideia é mostrar passo a passo, na forma de um tutorial, o que este relatório lista quando as opções são selecionadas pelos usuários.
Nele é demonstrado o resultado operacional de cada operação com a sua totalização no período. No final do relatório, é totalizado também a receita de liquidação de títulos, juros de mora e pendências.
Menu Incluir Receitas:
Jrs. Mora Títulos Liquidados (RF) – Quando esta opção for selecionada mostrará a soma dos juros de mora gerados de todos os títulos liquidados no período selecionado pelo usuário.
Receita das Pendencias (RF/RS) – receitas contabilizadas das pendências incluídas de acordo com o período selecionado.
Receita Nota de Credito (RS) – Ao selecionar esta opção o relatório listará a dedução de tarifas (valor ou percentual ou os dois) nas notas de crédito no período selecionado pelo usuário.
Receita Pagamento Parcial (RF) – COMPETÊNCIA/ REGIME CAIXA
A receita de liquidação de uma Factoring/ Fidc nada mais é que o juros de mora aplicado nos títulos vencidos. O mesmo se aplica ao pagamento parcial. Só aparecerá receitas de títulos vencidos.
Sendo assim:
Se pagamento parcial for MAIOR que a MORA.
Marcada a opção COMPETÊNCIA = o relatório não listará o valor da MORA.
Marcada a opção REGIME DE CAIXA = o relatório listará valor da MORA.
Se marcada as duas opções COMPETÊNCIA e CAIXA = o relatório listará o valor da MORA.
Se pagamento MENOR que a MORA.
Marcada a opção COMPETÊNCIA = o relatório listará o valor da MORA.
Marcada a opção REGIME DE CAIXA = o relatório listará valor da MORA paga.
Se marcada as duas opções COMPETÊNCIA e CAIXA = o relatório listará o valor da MORA pago.
Apenas Deságio + Serviço:
O relatório apresenta a coluna receita bruta que nada mais é que a soma do deságio, do serviço e da cobrança. Quando o usuário optar em marcar esta opção, ele afetará a coluna receita operacional.
Quando a opção estiver marcada, a coluna operacional trará a soma do deságio e do serviço.
Quando a opção estiver desmarcada ele incluirá a cobrança além do deságio e do serviço.
Deduzir despesas de Mora de Pendencias Credoras:
Quando esta opção for selecionada, na totalização das outras receitas do período, a coluna Receita Bruta trará a mora calculada na baixa da pendência credora. Isso se a taxa de impontualidade estiver informada.
Vale lembrar que a mora da pendência credora mais os impostos referentes a ela serão negativos e neste caso, em vez de somar serão deduzidos para o cálculo do campo somatório conforme vemos acima.
Menu CUSTOS OPERACIONAIS:
Esta opção quando utilizada, traz os custos que podem ser deduzidos na base de cálculo da comissão do operador.
Estimativa de Impostos:
Quando esta opção for marcada, a coluna Custos + Impostos trará a soma de todos os impostos (IR, Contr Social, Cofins, Pis e Iss)
Quando esta opção estiver desmarcada, a coluna Custos + Impostos não mostrará valor.
Estimativa Comissão Operador:
Quando esta opção estiver marcada, ao visualizar o relatório na coluna Comissão, o sistema mostrará a comissão do operador. Para que isso ocorra é necessário que a taxa e o tipo de comissão seja informado no cadastro do operador. Desmarcado a coluna sai zerada.
Custo de Oportunidade:
Quando selecionado uma dessas opções (Borderô, Informado e %Receita), a coluna Custos + Impostos trará o valor do Custo de Oportunidade.
Quando a opção selecionada for não incluir no relatório, coluna Custos + Impostos trará zerado.
Renegociação de Dívidas – Diferimento:
Se a opção estiver marcada as receitas diferidas (deságio e cobrança) serão mostradas no relatório.
Se a opção estiver desmarcada as receitas não diferidas (deságio e cobrança) não serão mostradas no relatório.
Vale lembrar ainda que o tipo da operação RENEGOCIAÇÃO deve estar selecionada para que o relatório traga as operações.
Outro ponto importante e que deve ser levado em conta é que para que esse relatório possa ser visualizado corretamente, é necessário, configurar dentro de Parâmetros Tributários, as alíquotas de COFINS e PIS referente a receitas financeiras.
Todo o relatório é configurável e consequentemente impresso ou gerado de acordo com os diversos critérios selecionados pelo usuário.
Ficou alguma úvida? Entre em contato com o nosso suporte (31)3235-3100 ou [email protected], para que possamos instrui-los quanto ao uso e parametrização deste relatório.
Se quiser conhecer mais sobre nossos sistemas para gestão de Factoring e FIDCs acesse nosso site!