Sistema de Cobrança Bancária SCBWIN

Tempo de leitura: 3 minutos

Sistema de Cobrança Bancária SCBWIN

O Sistema de Cobrança Bancária da Stand By – SCBWIN é utilizado na integração do Sistema de Factoring/ Fidc (Facwin/ Fidcwin) com os bancos cobradores e custodiantes.

O SCBWIN gera arquivos de remessa dos títulos para a cobrança escritural bancária, custódia de cheques, custódia para FIDCs, bem como as diversas instruções de cobrança para os títulos registrados.

tela-entrada-sistema-cobranca-factoring

É no SCBWIN também onde ocorre o processamento dos arquivos de retorno gerados pelos bancos, registrando as informações e movimentações das carteiras de títulos em cobrança em nossos sistemas para a gestão de Factoring ou FIDCs.

Dentre as principais movimentações, destacamos:

  • Liquidação de títulos pagos pelo sacado.
  • Registro de instruções conforme parametrização.
  • Débito de tarifas nas contas gráficas dos cedentes (cartório, por exemplo).
  • Apuração e débito de valores pagos a menor pelo sacado.
  • Apuração e apontamento para títulos pagos fora da praça (checagem da localização da agência de liquidação)

Além disso, o sistema também imprime boletos ou envia os mesmos por e-mail ou via certificadora, complementando a integração entre o sistema de Factoring/Fidc e os sistemas dos bancos.

Antes de iniciar a utilização do sistema, se faz necessário, a parametrização do mesmo. Neste momento, cadastramos os dados solicitados pelos bancos e definidos pelos clientes.

Nome da Empresa, Agência, Conta, Carteira, Código da Ocorrência, Ocorrência Pagamento em Cartório e Diretório Remessa e Retorno, são algumas informações que deverão ser inseridas.

Na geração do arquivo de remessa de títulos ao banco, o sistema de cobrança lê diretamente os títulos que estão oficializados no sistema de Factoring/ Fidc, de acordo com os filtros selecionados pelo usuário.

geracao-remessa-sistema-cobranca-factoring

Quanto ao número bancário, o sistema possibilita que a geração seja feita pela Factoring, pelo banco ou enviados pelo cedente através de arquivo enviado pelo Sistema Webfactoring/ Webfidc para operações com os boletos “pré-impressos”.

A definição quanto à geração do número bancário está sempre vinculado a carteira informada pelo banco:

Se o número bancário for gerado pela Factoring/ Fidc, deve-se cadastrar a numeração passada pelo banco. Cada banco tem o seu critério quanto a faixa numérica.

Se o número bancário for gerado pelo Banco, basta deixa em branco o campo número bancário.

Algumas críticas são feitas antes da inclusão do título no arquivo de remessa, tais como título já protestado e duplicidade de instrução.

A custódia de cheques, dependendo do banco, somente poderá ser gerada caso os cheques forem capturados através da leitura com a máquina CMC7.

Em função da parametrização, no momento do processamento do retorno será alterada a situação do título e feito o registro da ocorrência no histórico no sistema de Factoring/Fidc. Exemplo: Título protestado, título baixado por decurso de prazo, etc.

processa-retorno-sistema-cobranca-factoring

Também é registrado o banco e agência para os quais foi gerada a cobrança na confirmação da entrada do título. No arquivo de liquidação, são registrados o banco e agência no qual o título foi pago. As informações serão utilizadas pelo sistema de factoring na análise de divergência de praça de pagamento.

Os títulos já liquidados no sistema de Factoring/Fidc, bem como os não localizados serão registrados no módulo Pagamento a Identificar do sistema de Factoring/Fidc.

deposito-identificado-sistema-factoring

Os eventos registrados serão contabilizados no sistema de Factoring/Fidc.

Quer saber mais sobre as funcionalidades do Sistema de Cobrança? Entre em contato com o nosso suporte: (31)3235-3100 ou [email protected], para que possamos instruí-los quanto a parametrização, habilitação de permissões e funcionamento do SCB.

Se ainda não é nosso cliente acesse nosso site e saiba mais sobre nossas soluções para a gestão da antecipação de recebíveis!

Até a próxima!

Foto capa: https://nonus.lojavirtualfc.com.br/

Deixe um comentário