Sua Factoring ou FIDC online

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Sua Factoring ou FIDC online com o WebFactoring ou WebFIDC

O sistema WebFactoring/WebFIDC permite maior proximidade com o cliente (cedente) com toda comodidade que a internet proporciona. Esse software online busca facilitar ao máximo o trabalho da factoring ou fundo, aumentando assim a sua satisfação e a de seus clientes, com aumento de produtividade e redução de custos operacionais.

O sistema faz a integração entre sua Factoring ou FIDC e o seu cedente, permitindo que este inclua operações manualmente, via arquivo padrão CNAB ou notas fiscais eletrônicas (arquivo XML).

Possibilita também a inclusão de instruções de cobrança, impressão de aditivos contratuais e a consulta de relatórios diversos.

O software é 100% flexível e configurável de acordo com o padrão de operações de sua empresa. A  área administrativa permite parametrizações gerais ou específicas por cedente. É possível definir limitações de registros de relatórios e datas, parametrizar e-mails que receberão as notificações do sistema, definir permissões de cedentes, layouts, etc.

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Vejamos algumas configurações possíveis:

  • Desbloqueio dos cedentes, concessão de permissões de acesso, de layouts e instruções de cobrança. O cedente somente terá acesso ao sistema após seu desbloqueio limitando-se às funcionalidades que lhe foram permitidas pela Factoring.
  • Configuração das permissões padrão que serão concedidas a todos os cedentes quando desbloqueados. Após desbloqueado um cedente, suas permissões poderão ser redefinidas. Alteração ou exclusão de senha de um usuário específico, intervalo de dias para que a senha do usuário expire.
  • Atribuição do modelo de layout a ser utilizado no envio de títulos via arquivo e no download de arquivos de retorno. O sistema possui um banco de dados com os layouts dos principais bancos. Outros poderão ser adicionados.
  • Parametrização das formas de exibição de relatórios, como quantidade de registros por relatórios, limite de tempo e quais ocorrências aparecerão nos relatórios.
  • Nota informativa é uma via de comunicação da Factoring com o cedente, na qual são gravadas mensagens que podem ser exibidas para um ou todos os cedentes.

Configuração dos usuários do cedente:

  • O cedente criará os usuários que terão acesso ao sistema e definirá as permissões de acesso.

Entrada das Operações:

A entrada de borderô se faz através de digitação manual ou upload de arquivos.

  • Digitação de Operação de Cheques ou Duplicatas. Nesta digitação, o usuário digitará os dados específicos da natureza da operação, podendo inclusive cadastrar novos sacados. Existe um conjunto de permissões e críticas ativadas nos termos parametrizados. Na digitação de cheques poderá ser utilizada a leitora CMC7.

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  • Envio de borderô via Arquivo CNAB (extensão *.REM e *.TXT) O cedente gerará o arquivo CNAB em sistema próprio e fará o upload através deste módulo. Poderá ser utilizado o CNAB estendido no qual se adicionará a chave da nota fiscal eletrônica.
  • Envio de borderô via NF-e ( Nota Fiscal Eletrônica de extensão *.XML ) O cedente selecionará as notas fiscais eletrônicas em seu sistema e fará seu upload, gravando-as em área reservada no servidor web. Após o upload, o cedente selecionará títulos provenientes das notas fiscais, gerando borderô simulado.

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  • O borderô só estará disponível para o sistema de Factoring/FIDC após o cedente finalizar a entrada de dados. O software dispara e-mail informando da entrada do borderô e do cadastro de novos sacados, automaticamente para os destinatários da Factoring previamente cadastrados.
  • A operação passa a constar no mapa de controle de operações do sistema de Factoring e do sistema de gestão web, entrando em análise no sistema de Factoring e o cedente não terá mais acesso a ele até sua liberação.

Concluída a operação pela Factoring, o cedente será avisado por e-mail (usuários previamente definidos) e poderá: imprimir os relatórios de conferência de borderô, imprimir as duplicatas e quando for o caso, fazer a impressão do aditivo contratual (quando não houver assinatura eletrônica) e analisar os títulos rejeitados na operação simulada.

Acompanhamento das operações:

Os cedentes poderão gerar instrução de cobrança para títulos em abertos tais como instruções de abatimento, prorrogação, envio a cartório e pedido de baixa, dependendo de suas permissões.

Os dados referentes às instruções serão gravados no título para consulta e aprovação pelo sistema de Factoring. O sistema cria um protocolo (comprovante) da entrada da instrução.

As instruções somente serão enviadas para banco, após sua aprovação. O sistema dispara e-mail para as contas de e-mail da Factoring informando sobre a entrada de novas instruções.

Também poderão imprimir o relatório das pendências abertas ou baixadas, provenientes de custas cartorárias, pagamento em atraso, devolução de cheques, tarifas diversas entre outros, geradas automaticamente pelo sistema de Factoring e ou Cobrança ou manualmente pelo usuário destas empresas.

O cedente – mediante permissão – terá acesso a impressão da 2ª. Via de boletos para os sacados, inclusive com atualização de valores.

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Acompanhamento das liquidações:

Acompanhar os títulos liquidados através de relatório ou download de arquivo no formato CNAB, em layout parametrizado na área administrativa.

O cedente poderá parametrizar o tipo de codificação das ocorrências que serão disponibilizadas no arquivo de retorno (ocorrências do banco ou da Factoring). Independentemente do layout de envio, o retorno poderá ser feito no padrão CNAB escolhido pelo Cedente e as ocorrências de retorno serão aquelas do banco cujo arquivo de retorno foi selecionado.

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O arquivo de retorno pode conter informações sobre títulos liquidados, títulos registrados no banco e recusados pela Factoring ou FIDC em sua análise de crédito.

Relatórios Diversos:

O sistema dispõe de diversos relatórios, cujo acesso poderá ser liberado para o cedente, limitando-se sua utilização aos usuários cadastrados pelo Cedente.

1. Conferência de borderôs e títulos.
2. Conferência de borderôs e títulos simulados.
3. Títulos liquidados.
4. Títulos em aberto.
5. Pendências.
6. Totalização de sacado.
7. Aditivo contratual.
8. Aditivo contratual simulado.
9. Nota de crédito.
10. Conferência de documentação.
11. Conferência de títulos rejeitados na simulação.
12. Títulos e pendências.
13. Risco de Cedente.
14. Risco de Sacado.
15. Acompanhamento da Cobrança.
16. Histórico de títulos.
17. Protocolo de instruções de cobrança.

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Caso seja cliente e tenha dúvidas sobre alguma funcionalidade fale com a gente.

Abraço,

André Jayme Procópio

Obs: nossos sistemas são multi empresas e os seus cedentes terão um único acesso mesmo que você administre uma Factoring e um FIDC ou duas Factorings, 4 fundos, etc.

 

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